terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

O ESPÍRITO SANTO



RECEBEREIS O ESPÍRITO SANTO
------------------------------------------------------------------
Havendo Jesus dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes " Recebei o Espírito Santo". Naquele momento nada aconteceu.Os discípulos continuaram do mesmo jeito, inclusive, depois disso, resolveram até voltar as antigas atividades seculares.

Como explicar a falta de efeito daquela oração de Jesus?

Nossa natureza humana moderna, espera que tudo suceda rápido. Pedi e recebereis. Sim! Mas com um detalhe a mais: no tempo apropriado. Como disse o pregador, em Eclesiaistes: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Então vamos investigar mais de perto o assunto principal.

Quando Deus chamou Abrão lhe fez promessas, por exemplo a do nascimento de Isaque e ela se cumpriu: 25 anos depois.

Moisés teve conhecimento de que seria o libertador de Israel, em algum tempo, antes dos 40 anos de idade: livro de Atos capítulo 07:25. Mas ainda não era tempo; a confirmação da sua chamada aconteceu quando ele já estava com 80 anos.

Por fim, Deus ordenou ao profeta Samuel que fosse a casa de Jessé para ungir o novo rei de Israel.

A oração do profeta era eficaz, a unção com azeite também foi. Ele ungiu o jovem Davi. Mas não aconteceu nada de extraordinário naquele momento. A presença de Deus na vida de Davi foi aumentando gradativamente. Quando ele matou o gigante Golias é que perceberam que ele tinha algo diferente em sua vida. Ele chegou ao reinado da nação de Israel, bem mais tarde, aos 37 anos.

Da mesma forma, quando Jesus assoprou o Espírito Santo sobre os discípulos, segundo nosso entendimento, não ocorreu efeito imediato. Passados 50 dias, eles estavam reunidos no mesmo lugar. E de repente veio do céu um som, com de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas , como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles e todos foram cheios do EspíritoSanto e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Isto aconteceu 50 dias após da ressurreição de Cristo.

A principal mudança acontecida na vida de Davi, depois de ser cheio do Espírito de Deus, foi sua coragem e ousadia. Ele já era corajoso na defesa de suas ovelhas. O Espírito de Deus lhe acrescentou força e ousadia.

Os apóstolos, depois do Batismo no Espírito Santo, deixaram de ser homens medrosos para se tornar intrépidos e corajosos.

Por causa disso, Paulo escreve: Porque Deus não nos deu um espírito de medo( timidez, medo ou covardia) mas de poder, amor fraternal e moderação ( moderação e autocontrole).2Tim 1:7.

E o fruto do Espírito é: amor fraternal;alegria(alegria,gozo, satisfação; paz(paz,tranqüilidade de alma, seguridade, harmonia; longanimidade (paciênica, tolerança, firmeza, perseverança); benigninade (bondade moral,não querer magoar ninguém);bondade(zelo pela verdade, retidão, repulsa ao mal) e fidelidade(convicção forte,lealdade constante,compromisso). Gálatas 5:22.

A conversão dos maus caminhos, seguida de aproximação sincera de Deus, com certeza, traz todas essas coisas maravilhosas, que são promessas do Pai Celestial para todos os que Ele adota por filhos, isto é, aqueles que aceitam Jesus Cristo com Senhor de suas vidas e Salvador de suas almas .

O Batismo no Espírito Santo é promessa de Deus para sua vida. Busque com paciência mas também com zelo: pedindo, se afastando do mal,jejuando, fazendo vigílias, e sobretudo crendo que o dom de falar em línguas é apenas um sinal. Força, coragem, alegria, e desejo de pregar a palavra do Senhor com ousadia é o efeito principal.

Hoje pouco tem se falado sobre isso. Estão expulsando o Espírito das Igrejas com a invasão da vaidades mundanas e pregações humanistas. Já não se conhece mais a diferença entre o santo e o profano. O Senhor, porém, abomina o pecado e vai castigar aqueles que trazem o mundo para dentro da igreja, entristecendo o Espírito Santo com essas atitudes.

A santidade é a porta por onde entra o Espírito Santo. Se você deseja ter intimade com Deus e ser cheio do Seu Espírito, fuja das más companhias, por exemplo daquelas o chamam para as danceterias gospel, festinhas com bebida alcoólica, filmes pornográficos e outras coisas que você sabe que moda no mundão e das quais Deus não se agrada.

Foi assim que Deus rejeitou a Esaú e amou a Jacó. o primeiro era mundano e profano. O segundo tinha sede das coisas santas. O santo e o profano estão dentro das Igrejas. Escolha o santo para ser muito abençoado, ungido e usado por Deus.

SP-16/09/2005.

Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado