terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

A MÁQUINA DO TEMPO

Maquina do tempo do filme "Contato"



Este título, é o que achei mais adequado para definir o que vai a seguir. Tenho visto um afastamento contínuo da igreja em geral com relação aos padrões cristãos. Estamos falando sobre o texto de Amós, capítulo 7.

" 7: 7-8 Mostrou-me também assim: eis que o Senhor estava sobre um muro levantado a prumo; e tinha um prumo na sua mão. E o SENHOR me disse: Que vês tu, Amós? E eu disse: Um prumo. Então, disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele."
.

Você sabe que padrões são estes?

É importante saber, porque não podem
os voltar ao passado para corrigir falhas e reaproveitar, de outra maneira, o tempo que ficou ocioso, ou mesmo, que ficou perdido por mau uso. Pior ainda, se aquele tempo foi perdido por falta de um ensino que você nunca ouviu na igreja.

Muito interessante são as atividades que Cristo fazia rotineiramente em seus trajetos da Galiléia para a Judéia e vice-versa.

"Mateus 4:23 E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, e p
regando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

Mateus 9:35 E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.


Lucas 13:22 E percorria as cidades e as aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém."

Cristo ia aonde o povo estava, muito mais do que o inverso. Ia mais do que ficava!

Se você é cristão, e pode andar, e falar, e orar, e ler - de certo que é uma pessoa muito privilegiada. Tem todas as ferramentas para ser um seguidor fiel de Cristo. Como ain
da não existe tecnologia para construir uma máquina do tempo que volte ao passado, temos uma que funciona muito bem no dia-a-dia.

Podemos influir no presente. Hoje, amanhã, na semana que vem - sempre operando no presente.

Evangelho é ação, é ir. Nossos talentos naturais e espirituais não podem se desenvolver apenas dentro de quatro paredes de um templo, onde adoramos e em parte aprendemos. A Igreja é como um ninho. É por isso que tem aumentado os conflitos de relacion
amentos entre irmãos. O ficar pode estar gerando isto.

Procure surpreender a você mesmo e aos outros e aqui vão algumas sugestões muito malucas para os dias de hoje, mas perfeitamente normais para
os tempos de Cristo:

1 . Escolha entre seus irmãos de Igreja, aquele(a) a que você jamais iria até sua casa, e faça exatamente isto: uma visita surpresa, com direito a oração e tudo mais. Leve uma companhia com você. Comece a praticar o " ir".


2 . Se você nunca recebeu uma visita de qualquer oficial de sua Igreja, seja bispo, pastor, presbítero ou diácono - escolha exatamente aquele mais "antipático" a seus olhos e convide-o para ir a sua casa. Se ele não for, vá até a casa dele.


3 . Se você é bem remediada(o), ou mesmo abastada(o), e nunca foi muito dada(o) a dividir aquilo que tem: roupas, sapatos, livros, alimentos, procure ir, com algo nas mãos, à casa
dos cristãos mais simples. Para não perder a bênção só comente o fato a sua própria família.

4 . Naturalmente não vá a nenhum lugar sem que antes tenha orado. Se você orar, o Senhor vai ouvir. E se Ele ouvir, vai prosperar o seu caminho. Creio que sua opinião possa até divergir. Respeito isso, mas nem sempre Deus fala somente coisas com as quais concordamos. E, definitivamente, somente Ele conhece a verdade absoluta. Nós costumanos tatear à procura dela.

Jesus percorria TODA Galiléia. Todas as cidades e aldeias, curando, orando, ensinando, enquanto caminhava para Jerusalém. Ações simples, que mantiveram a existência da Igreja até hoje.
.

E hoje, com toda tecnologia, não podemos esquecer que não existe igreja virtual, nem crentes virtuais. O que conta, são Igreja e pessoas reais.

O padrão bíblico é o ir. O ficar entre quatro paredes vai, com o tempo, destruir a admiração, o respeito, o amor que de
vemos ter uns pelos outros.

A competição por oportunidades, cargos e funções dentro de um templo será o agente que vai aflorar a mesquinhês, inveja, os defeitos que todo cristão corre o risco de voltar a ter quando vai afastando-se de um dos padrões do cristianismo que é o IR.

.

Mateus 9:13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

Mateus 10:6 mas ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel;

Mateus 11:4 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Ide e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes:

Mateus 20:4 E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram.

Mateus 20:7 Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha e recebereis o que for justo.

Mateus 21:2 Ide à aldeia que está defronte de vós e logo encontrareis uma jumenta presa e um jumentinho com ela; desprendei-a e trazei-mos.

Mateus 22:9 Ide, pois, às saídas dos caminhos e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.

Mateus 25:9 Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós.

Mateus 26:18 E ele disse: Ide à cidade a um certo homem e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos.

Mateus 28:7 Ide, pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dos mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito.

Mateus 28:10 Então, Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão a Galiléia e lá me verão.

Mateus 28:19 Portanto, ide, ensinai {ou fazei discípulos} todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Marcos 6:38 E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes.

Marcos 16:7 Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.

Marcos 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Lucas 7:22 Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho.

Lucas 10:3 Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.

Lucas 13:32 E lhes respondeu: Ide e dizei àquela raposa: eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e, no terceiro dia, sou consumado.

Lucas 17:14 E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.

Lucas 22:8 E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a Páscoa, para que a comamos.

Atos 5:20 Ide, apresentai-vos no templo e dizei ao povo todas as palavras desta vida.



Autoria: João Cruzue - SP 19/02/2006

Nenhum comentário: