terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

EXAME DO CORAÇÃO

.

.

Meu saudoso Pastor Luiz Vicente Branco, que passou para a glória em janeiro de 2001, nos presenteou com uma bela ilustração, em um de seus estudos bíblicos, dados a nós em reunião de obreiros em certo domingo pela manhã. Vamos postá-la em sua homenagem.
.
Um casal possuia dois filhos adolescentes, criados com muito amor. Um era muito otimista - um sonhador mor. O outro era super rabujento, pessimista, reclamava de tudo.

Preocupados com o futuro dos garotos, pai e mãe resolveram dar-lhes uma lição de vida.

Quando os dois saíram para o lazer de domingo, os pais combinaram o seguinte: encheriam o quarto do pessimista com vários presentes, com um pequeno detalhe: todos embrulhados com lindas caixas vermelhas. E no quarto do otimista e sonhador fariam o seguinte: encheriam o quarto com capim para cavalo. E, quando os jovens retornassem, eles se ficariam escondidos para ver a reação deles.

O pessimista abriu a porta do quarto, e ficou surpreso com a montanha de caixas de presentes vermelhas. Ele olhou e logo também ficou vermelho de raiva.

- De quem são estes presentes? E os pais disseram: São todos seus meu Filho!

. .
"Eu detesto papel de presente vermelho - acho essa cor horrorosa! E começou a chutar todos os presentes. Os pais ficaram muito desapontados. Mas se lembraram do outro filho e correram para seu quarto. Quando chegaram lá, o outro filho estava gritando de alegria e dando graças a Deus. Os pais ficaram realmente perplexos.


- Filho, por que você está tão contente - seu quarto está cheio de capim...

- Papai, Deus já ouviu minhas orações - Aleleuia! - Ele já mandou o capim, agora só está faltando o cavalo!

VERDADE PRÁTICA:

Nossa maneira de reagir às coisas, revela o nosso carater. Quando Deus dava testemunho de Jó para satanás, este só criticava, colocava defeitos. A visão do diabo sempre foi ruim. Não vê nada bom em ninguém porque ele só sabe acusar . É um poço de pessimismo, pois, tudo já está perdido para ele.

Já o mesmo Jó, tão perseguido e maltratado pelo próprio satanás, tinha um carater diferente. Em meio a maior provação ele disse ainda isto: "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E Depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne ( sem a pele) verei a Deus". Jó 19, 25-26.

Paulo também escreveu: "E uma coisa faço: e é que me esquecendo das coisas que para trás ficam, e olhando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo da soberana vocação em Cristo Jesus".

O que dizer , então, de Davi no episódio da luta contra Golias?


Jó, Paulo
e Davi eram homens otimistas.
.

MORAL DA HISTÓRIA:

Os filhos de Deus devem ser alegres e otimistas porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de FORTALEZA, AMOR, E DE MODERAÇÃO - II-Timóteo 1:7.

Isto significa o seguinte: cuidado para não deixar o diabo determinar os pensamentos e atitudes do seu coração tornando você um pessimista semelhante a ele. Vigie isto bem de perto.

Com um grande Deus no comando da sua vida, aprenda a acreditar nele, agrade ao Senhor e Ele cumprirá o desejo do teu coração.

-----------------------------------------------------------

SP-15/01/2006

Nenhum comentário: