quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

O VÔO 1907



A reportagem, fotos e lista de passageiros estão na página
http://www.revistacristan.blogspot.com



Meus Sentimentos

Dez dias depois do pior acidente áereo brasileiro, que ceifou 154 vidas de uma forma tão agressiva, brusca, inesperada, buscamos um pouco de coragem para expressar nossa tristeza por tantas perdas. Eram crianças, noivos, esposas, maridos, babás, pesquisadores, cientistas, professores universitários, excursionistas de pescaria no Rio Madeirinha; gente de vários Estados.

Não foi o fato de quem é a culpa que me deixou muito impressionado. A reparação de danos - seja de que montante for, nunca trará de volta à vida aquela gente. A forma como eles se foram é que me deixou triste. Foi inesperado, brusco, rápido e chocante. E pior, mesmo com tanta tecnologia, recuperar todos os corpos do seio da floresta ainda vai demandar tempo. Hoje, 10/10/06, ainda faltam cerca de 10 corpos.

Quando a asa do Boeing foi aparada pelo "winglet" do Legacy ( aquela haste de um metro em diagonal para cima na ponta da asa dos aviões modernos ) a uma velocidade de 1.700 km por hora ( 850 + 850 ), ela foi se rasgando como uma folha de papel. Sem parte da asa, o Boeing desceu em parafuso e continuou se desintegrando. Os passageiros foram sugados para o espaço a grande altitude em um ambiente sem oxigênio e com a temperatura, siberiana, em torno de 30 a 40 gráus negativos. Dos poucos corpos inteiros que foram encontrados no chão, dois bateram com tanta força que estavam a meio metro de profundidade.

Confirmação em 07/11/06:
"A asa esquerda do Legacy atingiu o final da asa esquerda do Boeing que se desprendeu. O Boeing da Gol entrou imediatamente em parafuso, para a esquerda. as duas primeira voltas teriam durado menos de 1 segundo. É provável que a tripulação e os passageiros tenham perdido a consciência neste momento. Por isso não há um pedido de socorro e nem um grito sequer registrados nas caixas-pretas do Boeing. O gravador de dados parou de funcionar a dois mil metros acima do nível do solo."

Algumas autoridades trabalhando no resgate afirmaram que pedaços de seres humanos foram espalhados pela floresta num raio de mais ou menos 20 km. Com as chuvas pesadas, as folhas caindo no chão e a ação de animais, o resgate do restante dos passageiros mortos, que faltam, está sendo muito difícil. Não estão encontrando mais corpos, apenas pedaços deles em uma floresta tropical fechada - a Floresta Amazônica.

Na hora do acidente, era um pôr do sol. Os passageiros do Legacy, fabricado pela Embraer, estavam em silêncio apreciando pelas janelas a beleza da floresta iluminada pelo sol da tarde. Um espetáculo divino. Minutos depois, sob aquela mesma luz, do mesmo pôr do sol, 154 corpos caiam sobre as árvores e solo.


Quando vi as primeiras fotos do trem de pouso, o pedaço maior encontrado, fiquei curioso para saber onde estava o resto do avião. Imaginei que estavam censurando as outras fotos para não expor uma tragédia indescritível. Não havia tubo, nem bico. O jato foi se despedaçou no ar. As pessoas e os restos do avião foram caindo a mais de 400 kmp/h em cima da mata, no município do norte mato-grossense chamado Gavião Peixoto.

Muitas famílias não vão ter o que sepultar a não ser um retrato. Até 07/out/06, somente 90 corpos e partes de corpos tinham sido resgatados. Já sentimos a perda de familiar, mas ele estava ali, num caixão; pudemos vêlo e sepultá-lo. O que aconteceu no Norte do Mato-Grosso, foi o pior acidente com vítimas já acontecido no Brasil em mais de um século.

A pergunta é: estaremos nós preparados para enfrentar a morte? Nossas prioridades estão corretamente avaliadas?

Eu amo viver, é uma bênção estar vivo, rodeado de parentes, amigos, colegas de trabalho - irmãos de fé, enfim - a vida é um maravilhoso dom de Deus. Com a morte vem a separação. Ha vários tipos de separações, entretanto o que temos lido e ouvido sobre esse desastre é que a forma da separação dessas pessoas de seus entes queridas foi brusca e repentina. Não houve tempo para escrever nem um bilhete nem dar um telefonema sequer. Foi terrível!

Quantos estavam preparados para a partida? Quem já estava preparado com o "bilhete" na bagagem? Uma fração de segundo apenas foi que bastou para que uma asa de avião fosse riscada com um vidro por um ponteiro de vídea. Daí por diante houve muito pouco tempo, segundos para se lembrar de Deus.

A tecnologia e o pensamento de nossos dias nos dão uma ilusão de controle. Mas não temos nada sob controle. Então, vêm a nossa memória aquelas três mensagem bíblicas onde Cristo ensinava alguns cuidados com a nossa vida espiritual.

Mateus 25:
13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.

14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens.

15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.

16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco.

17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois.

18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor.

19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles.

20 Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei.

21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

22 E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei.

23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

24 Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste,

25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.


Em Lucas 13:
6 Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou.

7 Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra?

8 Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume.

9 Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la.


E em Lucas 12:
15 Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.

16 E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância.

17 E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?

18 E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens.

19 Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.

20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

21 Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.


Você já planejou suas atividades cristãs? Está trabalhando nesses planos? Se está, muito bem! Se por ventura tem abandonado suas atitudes cristãs em troca de "uma brilhante carreira", de uma grande empresa de negócios, de avareza desmedida, saiba que os propósitos de Deus para sua vida existem e são reais. Você nasceu para ser feliz e trazer felicidade a outros. Fica sabendo que sua fatura está nas mãos de Jesus e, quando você tiver que comparecer diante DEle para a prestação de contas todo seu sucesso terreno não terão nenhum valor.

Sobre tudo que aconteceu neste trágico acidente aéreo do vôo 1907 às 17:00h do dia 28 de setembro de 2006 - uma sexta-feira, é que, se aquelas pessoas soubessem o que aconteceria naquela hora e local, pode ser que muitas delas tivessem reavalidado melhor suas prioridades.

Pense nisso....

http://www.youtube.com/watch?v=mtj-wAOsYr8

autoria: Joao Cruzue
quando copiar, publique nossa autoria.




.........

Nenhum comentário: