quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

MISSÕES NA ÁSIA

criança coreana em oração


Considerando que repartir o conhecimento de oportunidades, na área de evangelismo e missões, faz parte da visão deste blogueiro cristão, com muita alegria queremos deixar aqui, por escrito e bem detalhado, todo avanço de informações para uso daqueles que sonham com missões até os confins da Terra ou para uso em evangelização pessoal.

Deus tem concedido, através da tecnologia, oportunidades esplêndidas, gratuitas e globais. Usar dela, como de todos os meios, aprovados pelo Espírito, para levar o Evangelho a qualquer lugar da Terra deve ser o propósito de todo cristão consciente.

Geralmente a vanguarda da tecnologia vem das Universidades, depois costuma ser usada nos meios militares, depois pela atividade comercial e, se for mesmo promissora em termos financeiros, é oferecida a todo cidadão comum. Exemplos mais recentes: a linguagem BASIC que programou os computadores da NASA para levar o homem à Lua, depois os micro-computadores, Telex, telefones móveis e principalmente a INTERNET.


Há poucos anos, apareceu um novo fenômeno de comunicação denominado de "Site de Relacionamento Social. Sem muitas palavras, os três maiores, em ordem de tamanho, são o www.myspace.com - sucesso entre os norte-americanos com mais de 70 milhões de participantes; o www.friendster.com - sucesso entre os países asiáticos com 30 milhões, e o Orkut - sucesso entre brasileiros e indianos, com 24 milhões de usuários.


A comunicação pela palavra tem poder de criação, mudança, aprimoramento e descoberta de oportunidades ainda não exploradas. A palavra tem origem divina: " E disse Deus: " Haja Luz!"... A forma de comunicação também é muito interessante. No tempo de Cristo havia uma língua universal para a comunicação entre os povos, era o grego. O Evangelho prosperou na forma de letras gregas.

Hoje, o grego foi substituído pelo inglês. Esta língua é compreendida nos quatro quantos da terra. Em se tratando de tecnologia global, grande parte das pessoas que participam dessa tecnologia lêem em inglês. Com dezenas de tradutores gratuitos, à disposição, na busca da palavra ( translator) no Google, não há barreira de comunicação, mesmo entre um japonês e o brasileiro.


Indo ao que interessa: se seu projeto de missões inclue a Ásia, você pode conhecer pessoas cristãs na Indonésia, Malásia, Vietnan, Nepal, Mongólia, Filipinas, Nova Zelândia, Myanmar, Bangladesh, Korea, Taiwan, Hong-Kong, Camboja.... com um pouco de paciência e oração. Sua ferramenta inicial de trabalho pode se chamar www.friendster.com .

Tivemos um pouco de dificuldade no início, pois este site de relacionamento social é um pouco diferente do ORKUT.
Por exemplo, no Friendster não tem comunidades. Só amigos. Você pede para ser adicionado usando um meio chamado "smile". Para achar as pessoas pelos perfis, você faz a busca incluindo chaves como "christian ou Christ" e como resultado aparecer muitas pessoas entre países abertos ( Korea, Indonésias, Malásia...) Em países fechados este tipo de busca já não funciona com estas chaves.

Como resultado desse nosso experimento no Friendster, juntamos 35 amigos virtuais, sendo que comunicação efetiva mesmo por enquanto só vieram de quatro pessoas, que têm sonhos e problemas parecidos com os nossos.
Quero relatar duas dessas respostas. Na primeira, o grande sonho de uma jovem cristã indonésia era um ministério com crianças. A outra foi uma jovem cristã aflita pois seu namorado, também cristão, descobriu que tinha leucemia. Ela decidiu continuar com ele até o fim.

Estamos relatando isso, para que você, leitor do Blog Olhar Cristão, possa sonhar, ou aumentar a freqüência de seus pensamentos sobre seus sonhos. Nossos progressos dependem de nossos sonhos. Então, hoje, a aproximação para comunicação com cristãos da Ásia tem uma oportunidade, na forma tecnológica, que se chama friendster.


Estamos cumprindo um dos propósitos deste blog que é de repartir de forma democrática, sem cores denominacionais, a informação adquirida. Se esta informação chegar aos olhos das pessoas certas, o propósito de Deus poderá se cumprir na sua vida.

Com carinho, Joao Cruzue



Para divulgar
, mencione nossa autoria.


Um comentário:

Anônimo disse...

Por que nao:)