terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

ORKUT - COMO USAR BEM











Orkut Buyukkokten


Ele foi o criador da primeira comunidade virtual do "Orkut", isto é, a Stanford University nos Estados Unidos- Estado da Califórnia O sítio recebeu o nome do seu criador. Se você quer ler mais sobre ele, veja no "site" do próprio:
http://www.stanford.edu/~orkut/ .


Ao criar a primeira comunidade virtual de relacionamento pessoal, ele imaginava certamente ser bem sucedido - mas não tanto! Foi uma idéia de alcance mundial que se transformou em algo adotado por milhões pessoas em apenas uma década. Algumas culturas usam o orkut mais que outras: brasileiros - vêm em primeiro lugar, depois, iranianos, pakistaneses, indianos etc. Quase não vemos europeus e japoneses.

O que nos leva a escrever este artigo, do ponto de vista cristão, são três os motivos:

1º motivo - Esta tecnologia é ainda democrática, isto é, basta um computador ligado na rede e um amigo, que nos convide, para iniciar no mundo do Orkut. Sobre novas tecnologias, nossas igrejas crentes têm por costume satanizar as coisas. O rádio era a "voz do diabo". A televisão era o " caixote do diabo". Pelo menos na Igreja de onde vim, e continuo, muitos crentes foram excluídos da comunhão e atirados na rua, devido a ter comprado um rádio ou, mais adiante, uma tv. O que dizer agora? Quem defendia a exclusão, hoje tem em casa as coisas que satanizava no passado. Isto é uma tremenda hipocrisia!


Agora chegou a vez da internet: ouvi recentemente certo pastor dizendo que na internet só tem site pornográfico e mulher nua. Esse radicalismo não é bíblico. Certamente, deve ter mesmo "irmãozinhos" que não têm o temor de Deus e gostam de olhar coisas más. Entretanto, ela é usada mundialmente por empresas grandes e pequenas, bancos comerciais, igrejas, inclusive por mim, que fiz compromisso com Deus de não por meus olhos em porcaria. Creio que você também.

Assim como, com o passar do tempo, rádio e tv foram "dessatanizados" pelas lideranças crentes, deve acontecer o mesmo com internet e orkut. O que os leva a falar algumas inverdades é preconceito da novidade desconhecida.

2º motivo: Falta de criatividade. Não sabemos por quanto tempo o orkut será gratuito. Olhe, é uma senhora mídia. Tem alcance mundial, você posta um recado, por exemplo, em uma comunidade de Igreja - no Japão - e do outro lado do mundo alguém pode ler sua mensagem em segundos.

O poder de fogo é enorme. Outro exemplo: se você estiver lendo esta frase - nesse momento - é porque uso o orkut para divulgação deste blog. De outra forma, eu não teria êxito.

Minha mensagem é: se uma pessoa comum, o Orkut que criou a 1ª comunidade, teve um êxito extremo, tenho para mim que Deus tem nos dado esse veículo para falar do amor de Jesus, gratuituitamente ao mundo inteiro.

Se ele foi criativo, nós também podemos ser. Sempre achei que os blogs são a mídia ideal para fazer jornais de igreja, jornais de mocidade, divulgar congressos, publicar sermões etc. No entanto a ferramenta de divulgação de tudo isso é o orkut. Você escreve em www.blogger.com e divulta em www.orkut.com - ambos gratuitos e do mesmo dono: www.google.com .

Queremos dizer o seguinte: se a sua comunidade de orkut anda moribunda, há meios de ressuscitá-la: seja criativo, com um detalhe: não perca tempo com coisas fadadas ao fracasso. Ponha sua mente para funcionar, afie as ferramentas que Deus lhe deu e vá tentando até achar o caminho certo.


3º motivo: O individualismo. Antes as pessoas diziam assim: Olhe, se você passar para a lei dos crentes vai ficar doido. Tendo já pastoreado uma Igreja, vi a realidade de um problema desse tipo. Uma jovem senhora se trancava no quarto, todo dia, para ler a bíblia. Deixava o bebê prá lá, o esposo chegava de noite e não tinha o que comer. Por que? porque a "santa" passava o dia inteiro na "oração e na bíblia". Fez a família inteira sofrer e achar que estava mesmo doida. O vício de internet pode fazer você perder a noção das coisas. Misturar hora de trabalho, que deve ser para trabalhar, com outras coisas tipo msm, orkut, etc...

Outra coisa: Se nos fecharmos em um mundinho só nosso, vamos nos transformar em crentinhos virtuais. O relacionamento virtual pode acabar com relacionamentos reais. Se você se isola e vai perdendo amigos, a família, a igreja, pode acabar ficando sozinho mesmo. E gordo(a).

Evangelismo, missões e amigos se fazem com realidade real. Caiamos na real, aprendendo a lidar com o mundo virtual.

Se você concorda, discorda ou tanto faz, quero dizer uma coisa: O Senhor tem um propósito especial para sua vida. Você está se preparando para saber?

autoria: João Cruzue / SP-11/02/2006

------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário: