sábado, 28 de julho de 2007

Namoro - Isaque e Rebeca

...
.
Quando o assunto é a escolha de alguém para amar e ser amada(0) uma vida inteira, a prudência é mais importante que a aparência. A Bíblia Sagrada é nossa referência para esse assunto, por isso escolhemos o casal Isaque e Rebeca cuja história vamos conhecer e analisar. No final deste aconselhamento você vai estar apta(o) para responder quem escolheu Rebeca para Isaque.
.
Há um versículo em Provérbios 19; 14 onde está escrito: A casa e a fazenda são herança dos pais, mas do Senhor vem a mulher ( ou o homem ) prudente.
.
Isaque estava com 40 anos. Sara , sua mãe, já tinha morrido. Abraão - o pai - tomou a decisão de arranjar uma esposa para o filho. Chamou seu servo de maior confiança - Eliezer - e deu-lhe uma grande responsabilidade: buscar uma noiva para Isaque.
.
Abraão orou assim na partida de Eliezer: Ó Senhor Deus dos céus que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, que me falou e que me jurou dizendo: A tua semente darei esta terra e ele enviará o seu anjo andiante da tua face, para que tome mulher de lá para meu filho."
.
E Eliezer levantou-se e partiu para a Mesopotâmia, para a cidade de Naor, com uma caravana de 10 camelos. Depois de muitos dias, chegou lá e fez ajoelhar seus camelos fora da cidade, junto ao poço de água.
.
Inseguro quanto ao resultado da viagem começou uma oração " Ó Senhor Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje um bom encontro e faze beneficiência ao meu senhor Abraão. Eis que estou de pé junto a este poço onde as filhas dos varões da cidade vêm tirar água.
.
Seja, pois, que a donzela que eu pedir: Abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; se ela disser bebe e também darei de beber aos teus camelos, esta seja a que designaste ao teu servo Isaque. E que eu conheça nisto que fizeste beneficiência ao meu senhor."
.
E sucedeu que, antes que ele acabasse de orar, eis que Rebeca saía com o cântaro sobre o ombro e desceu a fonte e encheu o cântaro.
.
Então Eliezer se aproximou e pediu: ora, deixa-me beber um pouco da água de seu cântaro. E ela disse: Bebe meu senhor, e abaixou o cântaro sobre sua mão e deu-lhe de beber. E acabando ela de dar-lhe de beber, disse: Tirarei água também para seus camelos até que acabem de beber.
.
E apressou-se e vazou o cântaro na pia e desceu para tirar mais água, e tirou para todos os camelos. E o varão Eliezer estava admirado de vê-la; calando-se para saber se o Senhor havia prosperado a sua jornada.
.
--De quem és filha? Há também lugar na casa de teu pai para pousarmos? Ela disse: Eu sou filha de Betuel, filho de Naor. Também temos palha, e muito pasto, e há lugar para pousar.
.
Então Eliezer inclinou-se e adorou o Senhor: Bendito seja o SENHOR de meu senhor Abraão que não retirou sua beneficiência e a sua verdade de meu senhor e meu guiou até a casa do irmão de meu senhor.
.
Assunto tratado, Eliezer decidiu voltar imediatamente. E a família perguntou à Rebeca: Irás tú com este varão? E ela disse: Irei. E assim partiram pelo caminho de volta.
.
Ora Isaque saíra a orar no campo, sobre a tarde; e levantou os olhos e viu os camelos. Rebeca também levantou os olhos e viu a Isaque; desceu do camelo e perguntou; Quem é aquele varão que vem pelo campo ao nosso encontro?
.
E o servo disse: Este é o meu senhor. Então, ela tomou o véu e se cobriu. E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera.E Isaque trouxe Rebeca para sua tenda e a tomou por mulher.
.
C O N S E L H O S
.........................
.........................
Deus teve a primazia de escolher a noiva de Isaque. Primeiro, através da oração de Abrão. Depois pela oração de Eliezer. E por fim, Isaque estava voltando da oração da tarde quando a caravana chegou.
.
Isaque era um moço temente ao Senhor. Poderia ter ele mesmo feito a escolha, mas não a fez. O Senhor sempre vai escolher melhor que nós porque ele vê o futuro enquanto mal conseguimos analisar o presente.
.
O casamento é uma instituição divina . Se ele for construído dentro da vontade do Senhor, será com certeza uma bênção. Vindo a luta que vier, Cristo vai estar sempre no barco. Deixar o Senhor de fora da escolha , é embarcar numa canoa furada.
.
O construção do seu futuro lar depende de uma escolha. Cabe você fazê-la ou pedir que o Senhor a faça para você. Quero dar meu testemunho, ele é verdadeiro: deixei o Senhor escolher por mim e tenho uma esposa maravilhosa há 22 anos.
.
Não tome decisões ouvindo profecias. Deus vai falar pessoalmente ao seu coração quando seu(sua) escolhido(a) chegar. Se prepare para aquele dia. O Namoro não é treino, nem oportunidade de dizer mentiras e brincar com os sentimentos alheios.
.
Cuidado: aquilo que você plantar é o que vai colher. Os costumes mundanos não são padrões a ser copiados. Por trás deles, estão sofrimentos, desgotos, infelicidade e arrependimento tardio. Rejeite-os e Deus se estará mais próximo de você.
.
Não se apaixone por ímpios, pois, Deus não está no coração deles. Apaixone-se sim: pela pessoa que Deus vai escolher para você.
.
Chegou até aqui!!! Parabéns! Quer ser Feliz? Tenho certeza disso porque agora você já sabe como. Deus lhe abençoe.
.
Se você gostou, ore por mim, e vê se me escreve!
.
.
sp-10/10/2005


2 comentários:

Anônimo disse...

Só agora vim ter contato com suas mensagens lindas,as vezes nós queremos
escolher o nosso destino sem consultar a Deus,e dá tudo errado em nossavida.Seja na escolha do nosso futuro marido ,como em projetos q ue fazemos para nossa vida.

Deus te abençoe grandemente e toda sua família.

abraços fraternos
joelina

Anônimo disse...

Graça e paz João!


estava navegando na internet, quando cai na sua pagina!!
uma grande benção a sua vida, que o Senhor possa cada vez mais te abençoar!


Deus te abençoe!


Renato Martineli