sábado, 28 de julho de 2007

O Papa e as Igrejas Protestantes

bíblias


Respostas a questões relativas a alguns aspectos da doutrina sobre a Igreja pela congregação para a doutrina da fé católica. Fonte: respostas do papa

O Papa Bento XVI, na Audiência concedida ao cardeal prefeito da congregação para a doutrina da fé, ratificou e confirmou esta resposta, entre outras decididas na sessão ordinária desta congregação, mandando que sejam publicadas.

(...)Quinta questão: Por que razão os textos do Concílio e do subsequente Magistério não atribuem o título de "Igreja" às comunidades cristãs nascidas da Reforma do século XVI?

Resposta: Porque, segundo a doutrina católica, tais comunidades não têm a sucessão apostólica no sacramento da Ordem e, por isso, estão privadas de um elemento essencial constitutivo da Igreja. Ditas comunidades eclesiais que, sobretudo pela falta do sacerdócio sacramental, não conservam a genuína e íntegra substância do Mistério eucarístico, não podem, segundo a doutrina católica, ser chamadas "Igrejas" em sentido próprio.

Comentários do Blog Olhar Cristão

Os judeus dizem a mesma coisa de Jesus Cristo até hoje. Segundo os líderes da religião judaica, Jesus não tem linhagem sacerdotal porque não descendia da tribo de Levi - exigência básica para ser sacerdote; ele era da tribo de Judá. Também imagino que não tenha se casado, e isto é apenas uma obervação pessoal, para não deixar uma descendência que viesse requerer a dominação perpétua da Igreja ao longo dos séculos

Em nenhum lugar das Escrituras Sagradas está escrito que o apóstolo Pedro foi o primeiro papa. Cristo, sim, é o sacerdote eterno da Igreja. Um fato interessante é a visão da Nova Jerusalém de Deus, no capítulo 21 do Livro de Apocalipse, one Pedro não é diferenciado, muito menso citado.

"21:12 [A Nova Jerusalém] tinha grande e alta muralha, doze portas, e, junto às portas, doze anjos, e, sobre elas, nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
14 A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.19 Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda;
20 o quinto, de sardônio; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; e o duodécimo, de ametista".

No excerto acima não há entre as portas da cidade nenhuma que se destaque mais que a outra. A mesma observação cabe aos fundamentos do seu muro magnífico. As portas e as colunas são igualmente belas.

A explicação da Igreja Católica que se auto-intitula a única igreja cristã, por uma linhagem papal - desde Pedro até Bento XVI - não subsiste e não se sustenta. É um sofisma repetido a séculos com a pretenção de se tornar verdade, algum dia. E a verdade é única: O próprio Pedro falou que a rocha era o Cristo, em Atos dos Apóstolos capítulo 4:

"8 Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e anciãos,
9 visto que hoje somos interrogados a propósito do benefício feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado,
10 tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós.
11 Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.
12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos".

Há alguns meses, assisti duas vezes o filme "Lutero". Na viagem que ele fez a Roma viu coisas terríveis sendo praticadas a luz do dia sob o manto religioso. Entre tantas coisas ruins, aquele discurso "Assim que a sua moeda tilintar no cofre da igreja, a alma do seu parente ou amigo sai automaticamente do purgatório e vai direto para o céu" é imbatível na "arte" de enganar e arrancar o dinheiro dos fiéis. O purgatório então, foi uma invenção com propósitos gananciosos. Não existem três portas espirituais - apenas duas - a porta estreita e a porta larga - sem nenhum atalho entre elas.

Deus não vai julgar a Igreja Católica pelo que ela faz hoje, mas pelo que tem feito do começo até hoje. A mesma coisa vai acontecer com a Igreja Cristã Ortodoxa e a Protestante. Toda sujeira escondida debaixo do tapete vai ser exposta e não haverá desculpa que se sustente diante dos olhos, como chama de fogo, do grande Juiz.

A julgar pelos recados que Cristo enviou ao anjo de cada uma das sete Igrejas da Ásia - sem nenhuma menção a papas ou patriarcas - existe sim a possibilidade de uma reprovação total e morte de uma Igreja. Não há ali qualquer menção a um governo papal, sacerdotal ou sombra de qualquer hierarquia. O contexto das sete cartas expõe cristalinamente a idéia de uma independência de governo entre elas.


João Cruzué


.


2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito de tudo o vc falou que Deus contiue te instruindo e te abençoando ainda mais.

Alexandre disse...

A Igreja Católica é santa e pura, quem tem a manchado são alguns homens, você não pode afirmar que a Igreja é "da forma que você falou" por causa de alguns, a Igreja Católica foi a ÚNICA que Jesus deixou para nós.

Que Deus te instrua meu irmão!

A paz esteja contigo!
Salve Maria!