quarta-feira, 25 de julho de 2007

Drogas no Brasil - Relatório da ONU

cocaína, o veneno branco

fonte: Folha de São Paulo - Uol - 26.06.2007
A Agência da ONU para Drogas e Crime (UNODC) divulgou um relatório nesta terça-feira que traz más notícias para o Brasil: ao contrário das tendências de estabilização mundial, o consumo de cocaína e maconha aumentaram em 2006 no país.

No Brasil, o uso de cocaína aumentou de 0,4% em 2001 para 0,7% da população entre 15 e 64 anos em 2005, correspondente a 860 mil pessoas. Na América do Sul, sete países registraram aumento no uso de maconha em 2005, e só um registrou queda no consumo. Em outros nove, a situação foi descrita como "estável". O aumento mais importante foi no Brasil, onde o consumo cresceu de 1% em 2001 para 2,6% da população entre 15 e 64 anos em 2005. O relatório aponta também para o crescimento do tráfico de cocaína na região Sudeste, além do aumento da exploração do Brasil por grupos do crime organizado internacional.

Em todo o mundo, de acordo com o UNODC, cerca de 200 milhões de pessoas ou 4,8% da população mundial entre 15 e 64 anos usam drogas ilícitas. A cocaína é usada por 14,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 0,3% da população nessa faixa etária. Segundo o texto, cerca de 200 milhões de pessoas usam drogas ilícitas em todo o mundo, mais da metade destas as consome ao menos uma vez por mês. Aproximadamente 25 milhões de pessoas são dependentes químicos.

Houve aumento no uso de cocaína na Europa, América do Sul, África e Ásia, e diminuição na América do Norte. Na América do Sul, o número aumentou de menos de 2 milhões para 2,25 milhões", segundo o texto. A ONU afirma que o crescimento do uso da droga no Brasil foi o principal fator para a elevação da taxa de consumo na América do Sul.

Jesus é a única esperença para usuários de drogas

Estabilização

O relatório alerta que parte do crescimento pode ser devido a um ajuste nas estimativas para deixar os números mais realistas. Se não fossem feitos os ajustes, diz o texto, o crescimento registrado poderia ter sido menor. Além disso, o relatório afirma que a produção mundial da droga está caindo: entre 2000 e 2006, "a área global de plantio da folha de coca diminuiu 29% e está em 159 mil hectares", diz o relatório, que cita como motivo principal da queda a área de plantio na Colômbia.

drogas, arma diabólica de destruição

No mundo, o relatório encontrou estabilização no uso de cocaína, heroína, cannabis (maconha e haxixe) e anfetaminas. A cocaína, a maconha e as anfetaminas tiveram aumento no consumo na América do Sul e na Europa, e queda na América do Norte.

Um dos fatores que podem contribuir para o aumento do uso de cocaína no Brasil, segundo a UNODC, é a importância do país nas rotas de tráfico da droga vinda da Colômbia, Bolívia e Peru com destino à Europa. As regiões mais afetadas pelo consumo de cocaína são o Sudeste e o Sul, e o Nordeste e o Norte têm o menor uso, segundo o relatório.

Maconha

Mas a cocaína não é a única droga que registrou aumento no consumo entre os brasileiros: a maconha, droga mais consumida no mundo, também cresceu. Apesar de o uso da maconha ter crescido em sete países da América do Sul, o aumento mais importante foi no Brasil.

Para a UNODC, este crescimento "provavelmente reflete a facilidade de se obter maconha vinda do Paraguai". O relatório destaca que o Brasil não tem produção própria suficiente para suprir a demanda pela maconha, o que explica os grandes volumes trazidos do Paraguai.

A ONU estima que 158,8 milhões de pessoas, ou 3,8% da população entre 15 e 64 anos, consuma drogas feitas com cannabis (maconha e haxixe) no mundo. Na América do Sul, há 6,7 milhões de usuários --número bem menor do que na América do Norte, com quase 31 milhões de consumidores.

As drogas de cannabis são produzidas em pelo menos 82 países, e há registros de tráfico de em pelo menos 146 países --praticamente todos os países do mundo, de acordo com a ONU. Tem havido também aumento na plantação em lugares fechados como dentro de casa em galpões ou estufas.

Heroína

De acordo com o relatório, o Brasil é também o maior mercado de derivados de ópio (como a heroína) na América do Sul. Há cerca de 600 mil pessoas que consomem a droga no país. Os dados são provenientes de uma pesquisa domiciliar realizada em 2005 por uma parceria Cebrid/Senad. Em todo o mundo, há cerca de 15,6 milhões de usuários, principalmente na Ásia. Destes, 11,1 milhões são usuários de heroína. Este tipo de droga, afirma o relatório, é responsável por 60% da demanda por tratamento de saúde na Ásia e na Europa o que dá idéia de seu potencial destruidor. Hoje 92% da produção de heroína vem do sul do Afganistão.

Novas rotas

O relatório da ONU também faz um alerta: o tráfico de cocaína que passa pela África para atingir o mercado europeu está cada vez mais evidente. De acordo com a UNODC, a cocaína é levada para países ao longo do golfo da Guiné, de onde é levada por "mulas" a diversos países da Europa. Há uma rota importante que passa pela África e sai da América do Sul especialmente do Brasil, do Peru e da Venezuela. Autoridades da Guiné citadas no relatório estimam que 60% da cocaína que passa pelo país sai do Brasil.

Para o diretor executivo do UNODC, Antonio Maria Costa, é preciso mudar a forma que o mundo lida com o tráfico de drogas. "Esta é uma responsabilidade compartilhada nacional e internacionalmente entre países que produzem e consumem, entre países vizinhos e entre todos os setores da sociedade".

Prevenção

Já o representante regional do UNODC para o Brasil e Cone Sul, Giovanni Quaglia, afirma que as drogas têm que ser tratadas como questão de saúde pública.

"É preciso trabalhar mais na prevenção e oferecer serviços a quem busca tratamento contra a dependência. E funciona. A Suécia, por exemplo, gasta 30% a mais em prevenção e tem 30% menos usuários de drogas que a média européia", disse Quaglia em um comunicado da agência".
...


Comentário do Blog Olhar Cristão: em sua primeira visita ao Brasil o papa Bento XVI criticou as Igrejas protestantes por fazer proselitismo. Também disse que a causa do crescimento das Igrejas Evangélicas, que ele chama de "seitas", foi o abandono da juventude brasileira pela Igreja católica. Em nossa opinião o proselitismo protestante é coerente e perfeitamente justificável, uma vez que o aliciamento feito pelo "tráficantes de drogas" é muito mais agressivo. Quantos jovens estão sendo cooptados pelo tráfico ao querer possuir as mesmas motos e carrões onde desfilam traficantes? Se em décadas passadas a Igreja católica se omitiu e deixou os jovens à própria sorte, não tem agora do que reclamar dos protestantes e tentar colocar a tranca na porta.

Deveríamos estar satisfeitos com a opinião de Bento XVI, mas a realidade é bem outra. Paradoxalmente, o que estamos vendo hoje é uma situação bem diferente. Se no passado a Igreja protestante foi eficaz em seu trabalho com a juventude, o zelo antigo acabou. Hoje, na periferia das grandes cidades, o tráfico de drogas tem atraído muito mais jovens - à morte, na mesma proporção que vai se acabando o trabalho de discipulado feito pelos evangélicos.

Precisamos mudar nossa atitude hoje para não lamentar no futuro. Não me admiraria se em um futuro próximo as drogas começassem a causar grandes transtornos em muitos lares evangélicos. Quem não gosta de semear o evangelho, pode correr o risco colher desastres dentro da própria casa - para acordar...

João Cruzué

..

Nenhum comentário: