terça-feira, 24 de julho de 2007

A fé em tempos de guerra

Arlington National Cemetery

"How do you keep your faith during times of war?
Como você guarda sua fé em tempos de guerra?
Fonte: www.Newsweek.Washingtonpost.com
On Faith - Conversa sobre religião com Jon Meacham e Sally Quinn

tradução: João Cruzué

Resposta de Charles W. "Chuck" Colson"

Charles W. "Chuck" Colson é o fundador do "Ministério Coleguismo na Prisão, um ministério cristão para alcançar a população prisional dos EUA, bem como ex-presidiários e vítimas do crime. O "Pela Fé" é uma comentário diário, uma mesa-redonda pelo rádio, que é retransmitido diariamente por mais de 1,000 emissoras de rádio alternativas no país.

"Na véspera da comemoração do "Memorial Day"*,[28.05.07] deixe-me primeiro dizer que sou profundamente agradecido a todos os veteranos, bem como aos que atualmente servem nas nossas forças armadas, pelos seus sacrifícios. Esta pergunta é importante e oportuna.

Enquanto servia nos Fuzileiros Navais durante a Guerra da Coréia, nunca estive em uma situação de risco de ser ferido, portanto só posso me basear no horror que os outros me disseram. Mas estando em situações muito estressantes na minha vida, sei que esses são os mesmos tempos em que Deus se achega mais para perto de nós. Às vezes por não se sentir desta maneira, nós gostaríamos de saber mesmo - onde Deus está no meio do nosso sofrimento?

No novo livro de Andrew Carroll, Cartas da Fé em Tempos de Guerra, o tenente coronel Scott Barnes, um médico que tratou centenas de pacientes feridos no Iraque, oferece uma resposta a esta pergunta no seu correio eletrônico para amigos e familiares: “Onde está Deus?

"Ele está na salas de cirurgias guiando as mãos dos cirurgiões, Ele está na vontade de ajudar dos sargentos que organizavamm uma coleta de sangue como só eles podiam, Ele está nos corações dos soldados que imediatamente enrolavam suas mangas para dar o que eles tinham para salvar um irmão morimbundo, que nem mesmo eles conheciam” - ou até mesmo a um inimigo capturado".


Enfim, a resposta para "Onde Deus está em tempos de guerra" é que Ele está na Cruz. Como o professor Preston Jones, da Universidade de John Brown, observou em um artigo recente, “a Cruz é o homem em combate, a agonia do soldado, a solidão, e o abatimento do moral - ali também está Deus. Na cruz Jesus sofreu por nossa causa, e para nós, e conosco — com aqueles que têm de enfrentar as violentas conseqüências dos desastres que nós mesmos podemos criar.

Deus criou-nos para viver com Ele no paraíso. Mas, Ele também nos deu uma vontade livre. Rebelamo-nos, isso trouxe o pecado, aquilo que os cristãos chamam de “a queda” no mundo. O exemplo mais extremo desta queda é muitas vezes a guerra. Mas o Cristo que morreu na Cruz para levar sobre ele nossos pecados é conosco no meio do horror da carnificina, e no derramento de sangue causado pelo caídos deste mundo. Cristo pagou o preço mais alto para restaurar o "Shalom", a paz verdadeira. Experimentamos isto quando sofremos com um Deus que já sofreu por nós".


* O Memorial Day é um feriano nacional americano observado sempre na última segunda-feira de maio, e desde 1911, é conjugado com a corrida das "500 Milhas de Indianapolis. Os americanos celebram neste dia a memória de homens e mulheres que perderam suas vidas, em serviço militar, pela pátria americana.


P.S.Aguardem uma resposta análoga sobre a situação brasileira.


.

Nenhum comentário: