sábado, 28 de julho de 2007

Robô na corrente sangüinea

Cientistas criam micro-robô capaz de circular pela corrente sangüínea

Nave proteus sendo encolhida

para viajar na corrente sangüinea
filme Viagem Fantástica

fonte: Agência JB - Jornal do Brasil - 26.06.07
JERUSALÉM - cenas antes restritas à ficção do romance 'Viagem Fantástica' podem se tornar realidade. Cientistas israelenses criaram um micro-robô, com um milímetro de diâmetro, capaz de circular pela corrente sangüínea. O dispositivo foi desenvolvido pelos pesquisadores Oded Salomon, do Instituto Technion, de Haifa, e Nir Schwalb, da Faculdade da Judéia e Samária, em Ariel.

Embora o uso do micro-robô ainda não esteja totalmente claro, acredita-se que ele poderá auxiliar, por exemplo, na detecção precoce de tumores de próstata e de metástases em diversas partes do corpo humano.

O micro-robô materializa o sonho do escritor Isaac Asimov, que, no clássico romance 'Viagem Fantástica', visto também no cinema, narra a odisséia de um grupo de cientistas que é miniaturizado e enviado a bordo de um submarino ao cérebro de um paciente em coma, percorrendo para isso sua corrente sanguínea.

-Pela primeira vez uma miniatura de robô foi planejada e construída com a habilidade única de circular nas veias e artérias humanas - disse Nir Shvalb em entrevista ao jornal 'Haaretz'.


..

Nenhum comentário: