sábado, 14 de abril de 2007

O CASO RENASCER


Reportagem da Folha de Sao Paulo-Rio

"Os processos judiciais no Brasil e nos Estados Unidos contra os fundadores da Igreja Renascer, Estevam e Sônia Hernandes, por acusações como estelionato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e ocultação de dólares interromperan um megaprojeto de radiodifusão com investimentos superiores a R$ 20 milhões.

Por conta das ações judiciais, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, suspendeu todos os 155 pedidos para a concessão de retransmissoras de TV e de rádios FM educativas, até que ambos sejam julgados. A suspensão se estende a duas concessões de TV e 23 de rádio já adquiridas, por meio de empresas ligadas a líderes da igreja. Também decidiu cancelar em 31/01/07 a autorização à Igreja Renascer para retransmitir o sinal de televisão da Fundação Evangélica Trindade em Vila Velha, no Espírito Santo. A autorização havia sido dada em portaria publicada no Diário Oficial de segunda.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, além disso a Renascer pode ainda perder a concessão da TV Gospel, principal emissora da igreja, baseada na capital paulista. O prazo da concessão, de 15 anos, expirou em 2003 e o pedido de renovação se deu apenas no ano passado, o que abriria a possibilidade de cancelamento. Costa quer que a Fundação Evangélica Trindade, dententora do canal de TV, prove que a emissora cumpre um papel educativo".

Fonte: Folha de São Paulo


Nossos comentários:

* Eu sempre soube que além das acusações, ainda não julgadas pela justiça brasileira, havia mais alguma coisa ligada a comunicações. Pois aí está. Há uma atenção muito grande em cima de lideranças evangélicas interessadas em concessões de veículos de comunicação. Não faz tanto tempo assim, no governo FHC , o vice-presidente, o Sr. Marco Maciel concedeu dezenas ( ou centenas ) de concessões na Região da Amazônia para apenas uma igreja, enquanto "podava" os processos de concessões dos evangélicos

* Os problemas que os Bispos da Renascer tiveram começaram por acusações na Revista Época, cuja propriedade é das organizações globo. A igreja se defendeu pelos meios legais e a revista foi condenada em duas instâncias. O caso está indo para a última instância, o STF.

* A gota d'água que faltava para uma ação mais intensa contra os projetos evangélicos na área de broadcasting aconteceu no aeroporto de Miami com o casal de bispos da Renascer.

* Não foi a primeira ação, nem será a última, por parte do Ministério das Comunicações. Decididamente ali não tem simpatizantes com evangélicos.

* Mas há uma notícia boa. Assim como o KazaA envolveu milhões de pessoas no compartilhamento anônimo de músicas do formato Mp3, e o Skype envolveu 200 milhões de usuários usando o sistema de voz sobre o IP
derrubando tarifas telefonicas a custo zero, vem aí o JOOST-projeto dos mesmos idealizadores do KazaA e do Skype.

* O Joost é a Televisão sobre o IP. Isso está revolucionando as comunicações e levando pavor aos grandes donos de redes de tv - mundiais.

* Quando o diabo fecha uma janela, Deus abre uma porta. Não há como segurar o Evangelho - nem mesmo os escândalos nem a perseguição religiosa.

* Não vamos emitir opinião quanto aos "apóstolo" e "bispa" da Renascer pois eles estão sendo ouvidos pela Justiça dos EUA e depois serão ouvidos pela Polícia Federal no Brasil. Nossa atitude no momento é de oração, principalmente pelos membros e oficiais daquela Igreja.



.

Nenhum comentário: